Anarquia e TikTok

Image

Esse post carrega um sentimento confuso.

Certo dia, numa balada toda colorida, trombei com um guri jovem. Usava uma calça que lembrava os vídeos da Lauper dos anos 80, e percebi que ele estava desconexo em relação aos outros.
Me aproximei, e ele estava dançando para o celular, gravando TikTok no meio da pista, lembrando um robozin humanoide em curto circuito . Talvez os tokens e as recompensas sejam mais prazerosas que a realidade. Talvez não seja sobre a rede, mas sobre o manuseio, o vício

Me senti tão desconexo...

Leituras complexas de Kropotkin e Bauman me enchem de explicações frias. Na formação de sua subjetividade, os algoritmos acelerados de videos curtos e rasos sobre consumo e comportamento, no pandemônio do capitalismo, transforma a psique numa espécie de fórmula um, o que me insere uma espécie de “Anarquismo sentimental” no peito.

Na falta de um coletivismo que permita discordar e educar, e que não seja num quarto escuro com corpos fo*****, faltam grandes conexões; Sobram rasos flertes. Afinal, acho que o consumo e descarte nunca foi tão acelerado e brutal, como os dias de hoje. Ou será apenas o drama de velho jovem pessimista?